quarta-feira, 5 de junho de 2013

Uma explicação pela Matemática ou pela Economia? O problema:


Na ilha dos sapatos gratuitos( Manoel Henrique Campos Botelho)
        
            Um dia, estava eu tranquilamente na faculdade pensando na vida quando chegou um colega e me fez uma inusitada proposta:
             - Você quer comprar de graça ( ?!) um sapato ?
               É claro que eu topei de cara comprar de graça (?!) um sapato, embora eu desconfiasse que houvesse um rolo. As condições eram:
               - primeiro comprar um selinho desse meu amigo. Preço R$ 3,00;
               - juntar mais R$27,00 e o selinho e levar a uma loja próxima. Eu receberia um par de sapatos de valor de mercado de R$ 30,00 e mais dez selinhos no valor de R$ 3,00;
               - bastaria então eu vender os dez selinhos que eu seria restituído dos R$ 3,00 iniciais de compra do selinho do meu amigo e dos R$ 27,00 que anexei para retirar o sapato da loja.
                Expostas as condições topei o desafio. Dei R$ 3,00 ao meu colega para o início do processo, juntei mais R$ 27,00 e fui à loja. Efetivamente retirei um par de sapatos de valor de mercado de cerca de R$ 30,00 e ganhei os dez selinhos que me iriam restituir tudo o que investira.
                 Saí então a vender os dez selinhos. Vendi-os com alguma facilidade. Fiz então um balanço. Eu tinha até então gasto R$ 30,00, recebido R$ 30,00 e mais um par de sapatos. Um par de sapatos de graça, portanto. Quando se fechou o ciclo tive um estalo, teria mesmo ganhado o sapato de graça ? Como isso seria possível ? Não estaria essa promoção violando a Lei de Lavoisier ou a Segunda Lei da Termodinâmico? Fiquei estarrecido com o problema. Como interpretá-lo?


Nenhum comentário: