segunda-feira, 3 de junho de 2013

A LEITURA EM MATEMÁTICA: UMA IMPORTANTE AÇÃO NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS

Luciana Figueiredo Lacanallo, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Nerli Nonato Ribeiro Mori


Resumo



O objetivo deste texto é refletir sobre a relação entre a leitura e o ensino de Matemática. Parte-se do pressuposto da leitura como uma importante ação no processo de apropriação de conceitos matemáticos, por meio da resolução de problemas. As reflexões realizadas neste trabalho indicam a necessidade de o ensino de Matemática ser organizado de modo a desenvolver nos alunos a capacidade de analisar os problemas e pensar sobre os dados, ao invés de simplesmente resolver os cálculos. Para o ensino de Matemática promover o desenvolvimento da capacidade de análise e síntese, é essencial buscar a na superação de práticas pedagógicas subsidiadas pela lógica formal, na qual os conceitos são ensinados de acordo com o formalismo e rigor das estruturas matemáticas. A leitura merece a atenção especial dos educadores a fim de viabilizar o sucesso da ação de ler e, consequentemente, a apropriação dos conhecimentos das diferentes áreas de conhecimento. Esse é o grande desafio para os professores dos diferentes níveis de ensino.

Nenhum comentário: