segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de aula-- Teorema de Tales


Plano de aula (questão 10)
 
Tema: Teorema de Tales e suas aplicações contextualizadas no 9º ano.

Objetivo Geral => Apresentar o teorema de Tales de forma contextualizada para que o aluno possa compreender e fazer uso das medidas, de sistemas convencionais, para o calculo de perímetro, áreas, volumes e relações entre as diferentes unidades de medidas.

Objetivo Específico => Fazer da matemática um conhecimento historicamente  construído, raciocínio proporcional observando a variação entre grandezas e estabelecendo relações entre elas, resolvendo situações problemas que envolvem proporcionalidades.

Justificativa => Através da utilização de tecnologias de informação e comunicação, proponho a aprendizagem do teorema de Tales e dos tópicos correlatos. O ensino da geometria plana através de uma metodologia convencional, não permite uma aprendizagem significativa, pois limita a capacidade de abstração e da construção dinâmica do conhecimento, não se oportuniza uma interação significativa e contextualizada. Entretanto, a articulação com as novas tecnologias que trazem a presença de recursos de informática nos ambientes de ensino e de sua utilização em sala de aula atuam como fatores motivacionais e de favorecimento á troca de informações, e a apropriação do conhecimento sobre o teorema de Tales.

Estratégia => Atividade e organização de conhecimento prévio a partir de discussão em grupo.
Debate simulado para interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problemas.
Resolução de situações e problemas contextualizados.

Recursos => Laboratórios de informáticas com acesso á internet
                      Softwares: Word, Power Point ; régua e compasso.

Avaliação=> Realização das atividades propostas e suas conclusões sobre o teorema de tales, proporção e paralelismo. A avaliação não se restringirá ao julgamento de sucesso ou fracasso, mas pelas atuações, com função de fomentar, apoiar e encaminhar a intervenções pedagógicas.

Recuperação => Ao aluno com baixo rendimento escolar serão oferecidas atividades de reforço e recuperação da aprendizagem que deverá ocorrer de forma contínua, como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem no desenvolvimento das aulas regulares ou no final de cada bimestre.

BIBLIOGRAFIA
Boyer, Cail B. História da Matemática, Edgar Blucher, SP. 1974
Andrini, Alvaro, Praticando Matemática, SP. 2012




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