Plano de aula (questão 10)
Tema: Teorema de Tales e suas aplicações contextualizadas no
9º ano.
Objetivo Geral => Apresentar o teorema de Tales de forma
contextualizada para que o aluno possa compreender e fazer uso das medidas, de
sistemas convencionais, para o calculo de perímetro, áreas, volumes e relações
entre as diferentes unidades de medidas.
Objetivo Específico => Fazer da matemática um
conhecimento historicamente construído, raciocínio proporcional
observando a variação entre grandezas e estabelecendo relações entre elas,
resolvendo situações problemas que envolvem proporcionalidades.
Justificativa => Através da utilização de tecnologias de
informação e comunicação, proponho a aprendizagem do teorema de Tales e dos
tópicos correlatos. O ensino da geometria plana através de uma metodologia
convencional, não permite uma aprendizagem significativa, pois limita a capacidade
de abstração e da construção dinâmica do conhecimento, não se oportuniza uma
interação significativa e contextualizada. Entretanto, a articulação com as novas tecnologias que trazem a presença de recursos de informática nos ambientes de ensino e de
sua utilização em sala de aula atuam como fatores motivacionais e de favorecimento á
troca de informações, e a apropriação do conhecimento sobre o teorema de Tales.
Estratégia => Atividade e organização de conhecimento
prévio a partir de discussão em grupo.
Debate simulado para interpretar dados e informações
representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações
problemas.
Resolução de situações e problemas contextualizados.
Recursos => Laboratórios de informáticas com acesso á
internet
Softwares: Word, Power Point ; régua e compasso.
Avaliação=> Realização das atividades propostas e suas
conclusões sobre o teorema de tales, proporção e paralelismo. A avaliação não
se restringirá ao julgamento de sucesso ou fracasso, mas pelas atuações, com
função de fomentar, apoiar e encaminhar a intervenções pedagógicas.
Recuperação => Ao aluno com baixo rendimento escolar serão
oferecidas atividades de reforço e recuperação da aprendizagem que deverá
ocorrer de forma contínua, como parte integrante do processo de ensino e de
aprendizagem no desenvolvimento das aulas regulares ou no final de cada
bimestre.
BIBLIOGRAFIA
Boyer, Cail B. História da Matemática, Edgar Blucher, SP.
1974
Andrini, Alvaro, Praticando Matemática, SP. 2012
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