quarta-feira, 5 de junho de 2013

Depoimentos dos professores sobre suas primeiras experiências com leitura e escrita


Eu me lembro de que depois que consegui ler e entender o texto da barriga, comecei a ir mais à biblioteca da escola e também ganhei vários gibis da turma da Mônica, entre outros.
Quando adolescente li varias vezes, eu adorava (Vidas secas, Iracema, Ilha perdida, além de romances e poesias). Eu me lembro de que tínhamos que fazer um resumo do livro e também prova oral.
Hoje gosto de contar historinhas para minha filha, e vou pedindo para ela também contar suas historias vendo figuras do livro.
Eu não só tenho prazer em ler, como também me enriquece espiritualmente, me faz viajar a lugares distantes, para poder refletir como estou em sala de aula com essa nova geração de adolescente.
Professora Vânia

Meu pai , assim como seus irmãos, somente recebeu autorização dos meus avós, para estudar em colégios de formação religiosa, por isso não concluiu seus estudos. No entanto, sempre nos incentivou a ler e a estudar, nossa biblioteca era grande e sempre atualizada. Quando era pequena meus irmãos liam para mim e minha mãe contava uma história antes de dormir, o mesmo foi ocorrendo com meus filhos e agora com meu neto e sobrinhos netos.Na verdade a leitura é uma viagem aos sonhos e nos leva a imaginar situações, conhecer lugares além de enriquecer o vocabulário.
Professora Sofia

Lembro-me do meu primeiro dia de aula, fiquei tão feliz! Eu estudava numa escola de zona rural perto da minha casa e que não tinha pré-escola, comecei logo na primeira série. Nesta escola tinha apenas duas salas de aula, não tinha biblioteca, havia duas professoras, uma dava aula para a primeira e a segunda série e a outra para a terceira e a quarta série.  Uma vez nas férias, a professora me deixou levar pra casa um joguinho de sílabas feito com tampinhas de garrafa para formar palavras e anotar no caderno, nossa eu amei! Ganhei uma caixa de giz de cera por ser a melhor aluna da 1° série. Quando fui para a 2° série, uma sala foi fechada e uma professora teve que assumir as quatro classes numa sala só, em cada fila era uma série. Quando fui para a 3° série, essa escola fechou então mudei para uma escola um pouco maior, com uma pequena biblioteca. Nesta, tinha uma sala para cada série, lá fiquei até a metade da 8° série.  A professora de Língua Portuguesa incentivava a leitura, mas na minha casa não tinha livros e meus pais não nos incentivavam muito a essa prática.  Quando a professora pedia para ler e fazer resumos ou  para fazer prova, sempre lia, meio que por obrigação. Mais tarde fui entendendo a importância da leitura. Quando prestei vestibular, li tudo o que foi possível, livros, resumos, revistas e aprendi também técnicas de redação. Hoje leio mais que antes, e todo tipo de leitura, ainda assim acho que leio pouco.
Professora Valdirene

Desde minha infância tive a sorte de ser incentivada pelos meus pais a fazer uso da leitura, sempre eles me presenteavam com livros infantis, vivi por um tempo em um mundo de fantasia, o que me ajudou na escola a fazer minhas redações, porque quem tem  o hábito da leitura tem facilidade na escrita .
Hoje leio um pouco de tudo para me manter informada, mas o que mais aprecio são os livros de mitologia grega. Tenho criança em casa, e sigo o exemplo de meus pais, como ele ainda não é alfabetizado mantenho o hábito de ler livretos para ele antes de dormir e percebo o seu interesse  em descobrir o significado de novas palavras,  acrescentando mais palavras em seu vocabulário.
Sendo assim sou da opinião que sem estímulo para cultivar o hábito não formamos novos leitores, portanto o vocabulário e a escrita serão péssimos, então se os pais não estimulam os filhos, é nosso dever como educadores fazer isso acontecer para formarmos cidadãos críticos para atuar na sociedade atual.
Gostei do vídeo de Gilberto Gil quando relata que desde a infância aprendeu com sua avó na cozinha a se alfabetizar, então não importa a classe social, livros, gibis jornais são encontrados em qualquer lugar  e com isso todos têm oportunidades de aprender e com essa habilidade ele compõe lindas canções.
Professora Sandra


 Minha nossa como é bom falar dos nossos pais, minha mãe fez apenas o ensino fundamental , assim como meu pai, ambos não puderam terminar os estudos por terem que trabalhar. Tiveram um ensino de qualidade, e isso foi muito importante, podemos perceber que na época deles havia mais determinação, eles viam a importância dos estudos para os filhos. Eram leitores assíduos, e dominavam as operações. Essa determinação fez com que os cinco filhos se formassem. Graças aos meus pais percebi o gosto para ler também e me dedicar ao conhecimento. Fiz um ensino fundamental onde a leitura era muita rica, hoje passo toda essa influência para minha filha e para todos os meus alunos.
Professor Silvio

Um comentário:

Unknown disse...

Achei muito interessanter ler sobre nossas experiências com leitura e escrita e como isso passou a ser parte de nossas vidas, cada um em seu percurso, mostrou uma vivência rica e marcante.( Sofia Collaço)